sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

"Penso, logo existo" mudará para "posto, logo existo"

Essa charge acima é de um grande filósofo francês chamado René Descartes (1596-1650), depois de ler um lindo texto de um historiador e filósofo Leandro Karnal, postado pelo meu amigo Henrique Branco no seu blog  Reflexões e Provocações, achei hiper interessante essa imagem, pois dela podemos refletir sobre esse atual mundo virtual que vivemos.

Descartes não gostava de acreditar em nada sem antes examinar por que acreditava naquilo; ele também gostava de fazer perguntas complicadas, que outras pessoas evitavam fazer. Obviamente,  percebeu que não podia viver questionando tudo a tempo inteiro. Esse filósofo francês desenvolveu um método próprio chamado o método da dúvida cartesiana, para ele, a coisa só  é verdadeiras  se realmente ser, ou seja, não basta parecer que sejam.

Mas no mundo atual, é justamente o contrário que vivemos, não precisa nem ser verdadeira, basta apenas parecer que seja verdadeira para se tornar uma verdade. 

É triste constatarmos que o nosso mundo on line é um mundo de aparências de superficialidade.O tempo todo e todo tempo temos que mostrarmos para o nosso grupo social onde vamos( de preferência se viajarmos), o que estamos comprando, o que fazemos. È muita ostentação.

Renê Descartes analisou diversas coisas nas quais acreditava e questionou se tinha ou não certeza de que  eram o que pareciam ser. Seria o mundo realmente tal como parece ser? Tinha ele certeza de que não estava a sonhar?

E hoje vivemos um mundo real? Ou muitas pessoas vivem como se fosse um faz de conta? Tudo de aparências? Necessitamos nos relacionarmos com o outro, mas que essa relação seja real, e que nós possamos fazer desses momentos reais lembranças eternas na memória e não nas redes sociais.Precisamos viver!! 

4 comentários: