segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Parauapebas e o seu reafirmamento como cidade




O que falta em nossa cidade? Conhecendo um pouco da história da nossa cidade que está diretamente interligada com a descoberta de reservas minerais no final da década de 60, percebemos que o município nasceu de um embrião mineral. A exploração do ferro feita pela então Companhia Vale do Rio Doce possibilitou a chegada de migrantes para a região.

Quando Paraupebas se emancipou  em 1988 a então cidade estava mais para uma vila do que para um município. Ao longo desses anos percebemos o quanto a nossa cidade cresceu. Novos bairros surgiram, repartições públicas foram construídas e algumas poucas áreas de lazer para a população.

Hoje Paraupebas já conta com bairros com ruas pavimentadas, praças, escolas públicas e privada , rede hoteleira, shopping...Mas ainda me questiono o que falta em nossa cidade? Pois percebo que a nossa jovem cidade ainda é carente de muitas coisas que poderiam não apenas torná-la mais fisicamente bela como também permitir que sua população utilizasse  alguns benefícios que ainda sentimos necessidade.

O que falta de mais urgente, em Paraupebas? Poderia enumerar várias coisas. Mais irei pontuar 10 necessidades que considero mais urgente.

1.Falta  áreas de lazer;
2.Falta água encanada em todos os bairros da cidade para acabar com essa distribuição de água feita pelos carros pipas;
3.Falta pavimentação asfáltica ;
4.Falta mobilidade urbana, para melhorar ainda mais o trânsito de nossa cidade;
5.Falta retirar as famílias que moram em áreas de riscos e colocá-las em moradias dignas;
6.Falta mais hospitais públicos;
7.Falta mais policiamento nas ruas;
8.Falta uma  oferta melhor de serviços de internet e energia elétrica;
9.Falta mais escolas municipais para acabar com o turno intermediário;
10.Falta um serviço de coleta de lixo regularmente, para atender de fato à necessidade da cidade;

 Ao longo dos anos percebemos  quantas mudanças já ocorreram. Mas também verificamos o quanto ainda essa cidade é carente de necessidades fundamentais para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor. E ano eleitoral  precisamos está atentos para escolhermos quem irá nos representar pelos próximos quatro anos para que priorize o que de fato é prioridade em Parauapebas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário