sábado, 16 de janeiro de 2016




CADÊ O EMPREGO QUE TAVA AQUI?

Paraupebas sempre foi colocada no cenário regional como a cidade das oportunidades, gente de várias partes do país migrando para cá em busca de empregos na Vale ou nas empresas terceirizadas. Os royalties, ( palavra em inglês que significa regalia ou privilégio), consiste em uma quantia que é paga por alguém ao proprietário pelo direito de usar, explorar ou comercializar um produto. No nosso caso, a Vale paga para a prefeitura para explorar o minério de ferro na nossa região, sendo assim, um dos fomentadores de empregos no município.

Desde 2010 o minério de ferro vendido pela Vale vem caindo vertiginosamente, em contrapartida, a oferta  do mesmo não diminuiu. As perspectivas para o ano de 2016 não são boas para a empresa, pois o maior comprador do mineiro de ferro, a China, vem desacelerando seu crescimento que para o ano de 2016 seria menos de 6%. 

Diante desse cenário nada agradável podemos afirmar que Paraupebas vivencia o auge da crise do desemprego? Ou será que muitos empresários estão se aproveitando desse momento de diminuição das exportações para fazer demissões precipitadas ou mesmo retirar alguns benefícios dos trabalhadores em nome dessa crise? Nessa última segunda-feira (11) a OCDE(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) informou que seu indicador econômico, que tem o objetivo de capturar os pontos de virada econômicos, mostrou sinais de estabilização tanto na China quanto no Brasil.

O certo é que com o inicio do período mais chuvoso na região a maré não está pra peixe e somando  o pessimismo que vemos pela cidade sobre o aumento do desemprego, muitas pessoas já indo embora da cidade têm colocado o município de Canaã  como uma alternativa para fugir do desemprego, muito embora não podemos esquecer que Canaã sofre hoje do mesmo mal que Paraupebas enfrentou há alguns anos atrás, a falta de estrutura para abrigar a grande quantidade de pessoas vindas de fora.







Um comentário: