segunda-feira, 14 de março de 2016

Saldo das manifestações do 13 de março ficará na história

O momento que vivemos está cheio de pragmatismos, pseudos ideologias, ausência de engajamentos políticos verdadeiros e falsas representatividades. Momentos difíceis esses pra todos nós. Diante de um país à beira de entrar em colapso onde configurou-se uma bipolarização partidária, que caminhos devemos retomar, que ficou lá no passado, para recomeçarmos a construir um novo Brasil?

Durante todo o domingo(13/03) acompanhei pela internet e TV as informações sobre as manifestações. Eu acredito na força que tem uma nação, quando unida, para mudar as estruturas que não atendem às suas demandas. Porém nesse momento não é essa nação que vejo, não existe uma legítima manifestação do povo.

Nesse momento vejo uma bipolarização partidário entre os dois maiores partidos do país PT e PSDB que imbuídos de argumentos democráticos tentam  um reafirmamento de suas oligarquias no poder. E o povo fica como já disse  um historiador chamado José Murilo de Carvalho_"O povo fica Bestializado"_ como bestas no meio dessa lama.

Não fui e não irei a nenhuma manifestação que não me sinto representada. Não vejo esse movimento  como o começo de um longo caminho que devemos trilhar para melhorar o nosso país. Não me entra na cabeça como existe pessoas que saíram de suas casas para fazer parte de um  movimento que tinha como coordenadores políticos tão ou mais corruptos que àqueles que estavam protestando contra. Não consigo compreender como existem pessoas que saíram às ruas para protestar a favor do Impeachment da Dilma e não sabem às consequências disso para o país.   

Nesse movimento do dia 13/03  quem ganhou não foi o Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro. Quem ganhou foi a grande mídia que teve mais um dos seus objetivos alcançados. Agora posso afirmar com certeza quem perdeu. O povo que acreditou que mudanças iria acontecer, e não aconteceu.E o saldo dessas manifestações de domingo (13/03) ficou na história por que não deu em nada.

Estamos desiludidos da políticas sim, estamos cheios de falsas promessas também. Tudo o que está acontecendo em nosso país também é culpa de uma esquerda que dizia que quando estivesse no poder iria fazer diferente, mas fez igual aos demais.


 Então você pode perguntar o que nos resta a fazer?

Não será fácil, mas tudo começa com uma consciência política sem pragmatismo e cinismos. Logo devemos fazer o caminho inverso uma espécie de contracultura e buscar arrancar tudo aquilo que nos oprima como cidadãos para daí fincarmos novas raízes .




Um comentário:

  1. Excelente texto. Parabéns. Bem didático e cirúrgico no embate das principais questões que cercam o país.

    ResponderExcluir