O conceito de "esquerda" tem sua origem no processo histórico na França, com a revolução francesa. Um grupo de trabalhadores chamado jacobinos se assentavam do lado esquerdo da assembleia, enquanto o outro grupo oposto, considerado conservador fica do lado direito.Essa é a origem da nomenclatura política que categoriza os
posicionamentos políticos no interior dos sistemas políticos atuais
Desde o afastamento da Dilma vemos algumas manifestações contra o governo interino de Michel Temer. Muitos não reconhecem um governo que é tão manchado por corrupção quanto o anterior, a exemplo os próprios ministros escolhidos por Temer, parte deles são investigados por corrupção.
Nesse altura do campeonato já começamos a perceber um ostracismo dos partidos de "esquerda" nessa conjuntura política atual.
Na política brasileira, os partidos de esquerda sempre atuaram como oposição, com movimentos unificados de trabalhadores e uma atuação ativa nas instâncias governamentais.
Agora percebemos essa falta de articulação dessa esquerda, os movimentos que vemos nas ruas são organizados por ONGs que estão se sentindo mal/não representados nesse governo.
Onde será que anda a nossa ESQUERDA? É necessário novos engajamentos políticos desses grupos ideológicos, para que esses pequenos movimentos que ainda resistam tomam fôlego para uma atuação mais eficaz.
Quando me refiro a esquerda não estou falando de partido de esquerda , mas de postura ideológica não conservadora onde a minorias possam ser representadas e onde a luta por uma justiça social seja mais próxima do real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário