Já vimos e ouvimos falar que a internet é uma ferramenta poderosíssima e não se discute isso. Também já sabemos o quanto ela faz parte da nossa vida, quando falo nossa vida, digo todo o tempo que passamos junto a ela, e o quanto ela nos tornou dependente.
O fato é que estamos totalmente interligados nas redes sociais__é o que chamamos de processo de globalização__ e isso não nos torna apenas pessoas conectadas umas com as outras, é mais do que isso, torna atos corriqueiros em eventos sociais hiper badalados, permite que a informação esteja sempre a um clic e nos tornam mais próximos mesmo com a distância geográfica.
Essa conectividade criou no Brasil um novo fenômeno que costumam chamá-lo de o quarto poder: a interação entre as pessoas para discussão sobre a política no Brasil. Esse fenômeno se tornou tão útil em tempos de crise política que vemos as redes sociais serem utilizadas para marcar manifestações com centenas de milhares de pessoas.
A net também é palco de acalorados manifestações de apoio ou crítica ao governo. Muitos acabam usando para divulgar, antecipadamente, um vídeo ou áudio para causar uma reação dentro desse nosso cenário político que a cada semana um bomba nova estoura.
O que vemos também é que em muitos casos quem dá a notícia exclusiva, em primeira mão, não é mais as grandes redes jornalísticas é pode ser até um cidadão comum com algo que gravou no seu celular e postou na mídia.
O quarto poder também dificultou a manipulação da informação, hoje se averigua, questiona, discute pelas redes sociais, e em alguns casos, até cai por terra mentiras ditas pela grande mídia.
Para algumas pessoas foi graças a net que muitos políticos conseguiram se eleger. O que percebemos portanto é que a internet democratizou a informação e o povo com conhecimento é libertado das amarras da opressão__é o que esperamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário